Programa Alcance - Assembleia Legislativa do Estado o Ceará

#Educação POR MARIA CLARA 04 de março de 2022

O Programa Alcance, ação da Assembleia legislativa do Estado o Ceará, sob a gestão do deputado estadual Elmano Freitas, é voltada para duas linhas de atuação: preparação para o Exame nacional de Ensino médio (Enem) e outros vestibulares qualificação de profissionais por meio da oferta de cursos preparatórios e profissionalizantes gratuitos para oportunizar ao jovem cearense o ingresso no ensino superior e no mundo do trabalho.

O curso preparatório para o Enem e vestibulares é destinado a estudantes e egressos da rede de escolas públicas do Ceará. Funciona em três modalidades: presencial, das 8h às 12h10min aos sábados com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e Canal no Youtube: Alcance Virtual; nos núcleos municipais, espaços organizados nos municípios cearenses que recebem as transmissões das aulas em tempo real e na modalidade EaD (Educação a Distância) por meio da plataforma Alcance Virtual. Já são mais de 2800 aprovações de alunos nas universidades públicas e instituições de ensino superior resultado da dedicação dos seus participantes e de toda a equipe envolvida.

Em um período cheio de adaptações e desafios por conta da pandemia, o Alcance mantém o cronograma do conteúdo anual e garante a interatividade entre professor e aluno por meio de tira-dúvidas em tempo real, utilizando-se do aplicativo do WhatsApp e Telegram.

Além disso oferece a atividade denominada "Alcance Mais Emocional", com a proposta de potencializar a aprendizagem e oferecer recursos para o equilíbrio emocional por meio de técnicas da Educoterapia e Mentoring Educacional nessa fase decisivo na vida dos estudantes.

Nesse momento de distanciamento social a plataforma se tornou um grande suporte para os estudantes, acoplando todo o material didático, videoaulas, slides utilizados pelos professores, exercícios de aprendizagem, provas oficiais do Enem, realização de Simulados dos Enem On-line, interatividade por e-mail e o laboratório de Redação com temáticas semanais, envio de texto e correção virtual. Em 2021 a plataforma chegou ao marco de mais de 17.800 usuários na modalidade EaD, do Ceará e de outros estados do Brasil.

O Programa também abrange a formação profissional e desenvolvimento pessoal de jovens e adultos que desejem se qualificar para o mercado de trabalho, com disponibilização de cursos profissionalizantes, como: Orientação Profissional, Preparação para o Mundo de Trabalho, Cidadania e Cuidados com a Saúde. Em breve, os cursos de Marketing Digital, Introdução ao Empreendedorismo e outros.

Dessa forma, o Alcance expande suas ações e prepara seus participantes para o campo acadêmico, profissional e pessoal, amplia oportunidades e fomenta ainda mais a inclusão social por meio da oferta de cursos gratuitos, presenciais e a distância, que podem gerar emprego e renda à juventude cearense

Inscrições 2022 para o Curso Preparatório para o Enem e outros vestibulares: 21 de fevereiro a 5 de março por meio do sigap.al.ce.gov.br/

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

Pouco insatisfeito

Pouco satisfeito