Ceará acumula melhor resultado hídrico dos últimos 10 anos

27/03/2023
O estado acumula uma ocupação de sua capacidade hídrica de 35,1%, o percentual só é menor que o de 2013.

Informações do portal da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos
(Cogerh), indicam que os reservatórios cearenses estão com o melhor acumulado dos últimos dez anos. De acordo com a Cogerh, o volume de todos os 157 reservatórios monitorados equivale a 35,5% da capacidade total instalada. Considerando o mesmo período do ano, esse percentual só fica atrás de 2013, quando o Ceará somava 40.8% de preenchimento.
Comparando com 2022. aponta-se que houve um acréscimo de quase 10%
entre uma quadra invernosa e outra. Em 2022 neste período do ano a capacidade ocupada era de 25,4%.
A Cogerh e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
(Funceme creditam o contexto mais agradável às fortes chuvas que atingiram o estado, especialmente durante este mês de março. As precipitações já fizeram com que 34 açudes vertessem, e outros 46 estão com capacidade acima dos
190%.